Na região, Jorginho Mello fala de ações do governo, mas não sinaliza nada sobre a SC-305

Capa notícia Na região, Jorginho Mello fala de ações do governo, mas não sinaliza nada sobre a SC-305

A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), representada pelo presidente, vice-presidente e gerente executivo, Fernando Pressoto, Sandra Lagni Haefliger e Gilberto Wohlfarth Junior, respectivamente, participou, nesta quinta-feira (6), na sede da Associação dos Municípios do Noroeste Catarinense (AMNoroeste), da agenda com o governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho dos Santos Mello. É a primeira vez que o chefe do Executivo Estadual cumpre agenda na região após assumir o mandato.

A agenda faz parte do programa Santa Catarina Levada a Sério + Perto de Você. A proposta é ouvir as principais demandas locais para planejar ações e garantir investimentos mais efetivos do Governo do Estado. Além de esmiuçar o trabalho do governo, por meio das respectivas pastas, o Executivo falou de alguns investimentos. Entre eles, destacou, por exemplo, o investimento da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) de R$ 54 milhões para a região Noroeste do Estado. Citou ainda o investimento de R$ 251,8 milhões no sistema elétrico na regional de Chapecó até 2026, o qual está sendo implementado pela Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc). São melhorias e ampliações das redes de baixa e média tensões e a construção de uma nova subestação e duas linhas de distribuição, além da melhoria e ampliação das já existentes.

Fernando Pressoto, presidente da Acislo, afirma que a presença do Executivo Estadual na região é importante, pois permite a leitura das demandas dos municípios. Segundo ele, também é importante os investimentos anunciados pela Casan e a Celesc para a região. Entretanto, ele observa que são anúncios com recursos de ambas as companhias, que naturalmente possuem um orçamento. “Não é necessariamente um programa do governo, mas sim dessas companhias. Na questão do governo não vimos muitos avanços”, lamenta.

Em relação a SC-305, demanda latente da região e que chegou a ter ordem de serviço assinada em 2022, mas foi cancelada pelo atual governo, Pressoto adianta que não houve nenhum anúncio concreto. “Não sabemos o que vai acontecer e quais passos serão dados”. Segundo o presidente, o que transpareceu é que o governo está trabalhando num ajuste de orçamento e que em 2023 os investimentos serão limitados.

Cobrança da SC-305

Em nome dos representantes empresariais do Noroeste catarinense, o integrante do conselho superior da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Ernesto João Reck, e o vice-presidente regional da Facisc, Deni Luciano Boito, entregaram, um ofício ao governador, solicitando a restauração da rodovia. Na ocasião também foi entregue ao Executivo Estadual o estudo elaborado pelo Centro de Inteligência Estratégica da Facisc que faz um resgate histórico da obra e os benefícios que a revitalização trará para a região como por exemplo, o potencial de ampliação para o turismo regional e o transporte de grãos e carnes.

Fonte: Assessoria de Comunicação Acislo

Publicada em 07/07/2023

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Facisc promove evento de conexão e debate regional sobre habitação em São Lourenço do Oeste

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou, nesta quinta-feira (31), dois importantes eventos em São Lourenço do Oeste: o Conexão Facisc, no período da tarde, ...

Acessar notícia

Lideranças da Acislo se reúnem com prefeito Agustinho Menegatti para avaliar avanços da Cartilha Voz

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (15), membros da diretoria da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) estiveram no gabinete do prefeito Agustinho Ass ...

Acessar notícia

Unochapecó e Fundeste celebram os 55 anos com homenagens a parceiros e personalidades

Em reconhecimento à trajetória da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), a Assembleia Legislativa de Sa ...

Acessar notícia
Whatsapp