Acislo participa de reunião que discute avanços para o desenvolvimento regional

Capa notícia Acislo participa de reunião que discute avanços para o desenvolvimento regional

A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), representada pelo gerente executivo Gilberto Wohlfarth Junior, participou, na terça-feira (11), de uma reunião que discutiu a implantação de um Centro de Inovação no município. O encontro, promovido na sede da Uno São Lourenço do Oeste, reuniu lideranças locais, representantes de universidades, do Instituto Federal, associações empresariais e outras entidades comprometidas com o desenvolvimento da região.

A iniciativa faz parte de um plano estadual coordenado pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), representada no evento por Felipe Mandawalli, coordenador de Inovação da pasta. Ele destaca que o projeto é estruturante e visa fomentar o desenvolvimento econômico e social, colocando a inovação como motor principal. “O Centro de Inovação não se limita à tecnologia. Ele busca fortalecer setores tradicionais, como indústria, comércio e serviços, promovendo um impacto direto na economia local e regional”, explica Mandawalli.

O modelo proposto para o Centro de Inovação é baseado no conceito de quádrupla hélice, integrando governo, empresas, instituições de ensino e sociedade civil. Segundo Mandawalli, será necessária a criação de uma entidade gestora sem fins lucrativos, com CNPJ próprio, que assumirá a coordenação das ações. “Esse modelo já foi validado em outras cidades do estado e funciona de forma colaborativa, garantindo que o centro seja um patrimônio da comunidade local”, ressalta.

Durante o encontro, definiu-se que o próximo passo será a estruturação dessa entidade gestora. Em seguida, haverá o credenciamento junto à SCTI e a busca por recursos, com possibilidade de apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). “Existem etapas bem definidas e equipes preparadas para apoiar esse processo. Agora, o sucesso do projeto depende da mobilização local”, afirma Mandawalli.

Ele também ressalta o papel essencial do empresariado e da sociedade na consolidação do projeto. “O Centro de Inovação pode atender desde pequenos empreendedores com ideias embrionárias até grandes indústrias que desejam solucionar desafios e impulsionar seus negócios”, destaca. Para Mandawalli, esta é uma oportunidade de transformar São Lourenço do Oeste em um polo de inovação e reposicionar o ambiente de negócios local.

A Acislo, em conjunto com as demais entidades locais, reforça seu compromisso em apoiar todas as etapas do projeto, que tem o potencial de transformar o município em uma referência estadual em inovação e desenvolvimento sustentável.

Publicada em 14/02/2025

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Facisc promove evento de conexão e debate regional sobre habitação em São Lourenço do Oeste

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou, nesta quinta-feira (31), dois importantes eventos em São Lourenço do Oeste: o Conexão Facisc, no período da tarde, ...

Acessar notícia

Lideranças da Acislo se reúnem com prefeito Agustinho Menegatti para avaliar avanços da Cartilha Voz

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (15), membros da diretoria da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) estiveram no gabinete do prefeito Agustinho Ass ...

Acessar notícia

Unochapecó e Fundeste celebram os 55 anos com homenagens a parceiros e personalidades

Em reconhecimento à trajetória da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), a Assembleia Legislativa de Sa ...

Acessar notícia
Whatsapp