Comissão discute implantação de estacionamento rotativo em São Lourenço do Oeste

Capa notícia Comissão discute implantação de estacionamento rotativo em São Lourenço do Oeste

A Comissão de Assuntos Relevantes da Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (16), mais uma reunião para discutir a possível implantação do sistema de estacionamento rotativo no município. O encontro reuniu vereadores, representantes da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), do Executivo Municipal, do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e da Polícia Militar.

Durante a reunião, foram apresentados e debatidos os resultados da pesquisa de percepção sobre o estacionamento rotativo, realizada entre os dias 22 de setembro e 3 de outubro. O levantamento, que ouviu empresários e comerciantes locais, buscou avaliar a opinião do setor produtivo sobre o impacto, necessidade e formato ideal de um sistema de rotatividade de vagas no centro da cidade.

Os dados revelam que uma parcela significativa dos entrevistados considera o estacionamento rotativo uma medida necessária para melhorar a circulação e o acesso às áreas comerciais. No entanto, também apontam a importância de um modelo bem planejado, que contemple prazos adequados de permanência, tarifas acessíveis e a garantia de retorno dos recursos arrecadados em melhorias para o trânsito local.

O gerente executivo da Acislo, Gilberto Wohlfarth Junior, que integra a comissão como membro, destaca o papel da pesquisa como base técnica para a tomada de decisões. “O levantamento trouxe informações valiosas sobre a percepção do comércio e da comunidade em geral. O tema precisa ser tratado com equilíbrio: o estacionamento rotativo é uma ferramenta de gestão urbana, não apenas de arrecadação. A Acislo entende que qualquer implementação deve priorizar a rotatividade real das vagas, a acessibilidade dos consumidores e a transparência na aplicação dos recursos”, afirma. 

Wohlfarth Junior também ressalta que a associação tem acompanhado experiências de outros municípios e reforçou a importância do diálogo entre o poder público, o setor empresarial e a sociedade. “Nosso objetivo é contribuir para que São Lourenço do Oeste tenha um sistema eficiente, que estimule o fluxo de clientes nas áreas centrais e fortaleça o comércio local. A pesquisa mostra que a maioria dos empresários apoia o debate, mas quer ser ouvida quanto aos detalhes operacionais”, concluiu.

Publicada em 17/10/2025

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Workshop da Acislo reforça importância da saúde mental e da qualidade de vida no trabalho

A Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), por meio do Núcleo de Gestão de Pessoas, realizou, na noite desta terça-feira (16), no auditório da entidade, o Workshop ...

Acessar notícia

Diretoria da Acislo realiza visita técnica à planta industrial da Doce D’ocê, em Chopinzinho

Membros da diretoria da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) participaram, na última sexta-feira (12), de uma missão empresarial à planta industrial da Doce D’o ...

Acessar notícia
Whatsapp