Vendas têm retração no comércio lourenciano, segundo Acislo

Capa notícia Vendas têm retração no comércio lourenciano, segundo Acislo

A Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), através da gerência executiva, tem realizado o índice de vendas e de desemprego no comércio da cidade. Feito com 12 setores, o objetivo do levantamento destes dados atende um pedido dos comerciantes, pois são informações que não se tinham até então no município. Conforme o gerente executivo da Acislo, Gilberto Wohlfarth Junior, os entrevistados reclamam que o movimento este ano não está bom, apesar de que em alguns setores houve melhora em setembro.

Os dados mostram que no mês de setembro houve retração nas vendas de 4% na média geral com base no mês de agosto de 2015. Ainda segundo o levantamento, o setor que mais sentiu os efeitos da recessão foi o de materiais de construção, com retração de 35,5% na média dos entrevistados em setembro. Numa comparação com o mesmo mês de 2014, as vendas apresentaram uma queda de 7%, sendo a construção civil o principal setor na queda, com 28,7%. 

Sobre o número de empregos, São Lourenço do Oeste teve crescimento de 3,66% no geral, comparando setembro com agosto deste ano.

 

Desemprego

Conforme informações da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), a taxa de desemprego brasileira foi estimada em 7,6% em setembro, mesmo resultado do mês anterior. Este é o pior resultado para meses de setembro desde 2009. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que engloba seis regiões metropolitanas: Rio, São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, a taxa subiu 2,7 pontos percentuais (passou de 4,9% para 7,6%).

Segundo dados do Governo do Estado, Santa Catarina registrou, pela segunda vez consecutiva neste ano, a menor taxa de desemprego no trimestre entre os estados do Brasil, com 3,9%. O número é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada na semana passada. A média nacional de desocupados foi de 8,3%, o que equivale a 8,35 milhões de pessoas sem emprego. A pesquisa contempla 3.464 municípios e considera todas as formas de inserção no mercado – inclusive empregos informais e no serviço público. 

Publicada em 26/10/2015

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Facisc promove evento de conexão e debate regional sobre habitação em São Lourenço do Oeste

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou, nesta quinta-feira (31), dois importantes eventos em São Lourenço do Oeste: o Conexão Facisc, no período da tarde, ...

Acessar notícia

Lideranças da Acislo se reúnem com prefeito Agustinho Menegatti para avaliar avanços da Cartilha Voz

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (15), membros da diretoria da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) estiveram no gabinete do prefeito Agustinho Ass ...

Acessar notícia

Unochapecó e Fundeste celebram os 55 anos com homenagens a parceiros e personalidades

Em reconhecimento à trajetória da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), a Assembleia Legislativa de Sa ...

Acessar notícia
Whatsapp