Seminário Internacional chama atenção para a eficiência energética

Capa notícia Seminário Internacional chama atenção para a eficiência energética

O Seminário Internacional Energias Renováveis e Eficiência Energética foi realizado na noite de terça-feira (10) e reuniu cerca de 100 pessoas no Poente Hotel. O evento foi uma realização da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo) e Confraria Eventos Corporativos, tendo o apoio da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

O intuito foi o de justamente discutir sobre eficiência energética e sustentável, apresentando novas informações e tendências sobre o segmento. Os participantes puderam conhecer meios de aumentar a competitividade de seu negócio através da eficiência energética.

Jandir Bortoluzzi, presidente da Acislo, diz que “toda a colheita depende de um plantio”, referindo-se a oportunidade ofertada na noite desta terça. Para ele, o fato de tantas pessoas participarem do seminário demonstra a preocupação com o planeta e o interesse nas oportunidade que o assunto tem gerado em todo o mundo. Ele citou o Sicoob Noroeste de São Lourenço do Oeste como a primeira experiência em geração de energia solar, que instalou 120 painéis fotovoltaicos, sendo a primeira instituição cooperativa do país a ter este sistema. “Sabemos que estamos engatinhando neste assunto, mas com o seminário em breve poderemos ter vários casos de sucesso relacionados ao tema”, explica.

Os palestrantes da noite foram João de Nadal, diretor de Desenvolvimento sustentável de Santa Catarina e coordenador do Programa SC+Energia, Rafael Nunes, representante do Grupo WEG, Martin Wahl, diretor executivo da BFZ da Alemanha, Paulo Bisoni, consultor do Senai de Tecnologia em Eletroeletrônica, e Felipe Angheben e Marcos Berwanger, da empresa ANB Energia.

Dados

Segundo informações de Paulo Bisoni, o nível dos reservatórios só se recuperará a partir de 2017, quando há previsão de voltar a um nível médio histórico, o acionamento térmico em 2015 e 2016 seguirá o perfil de 2014 e, portanto, neste ano e ano que vem a bandeira tarifária será vermelha.

Bisoni também apresentou o consumo da energia elétrica de 2015 nos diferentes setores. Em maio de 2015, a indústria era a que mais consumia energia, representando 31,3%. As residências vêm logo atrás, com 23,2%.

Experiência

Martin Wahl foi breve em seus comentários, mas mostrou exemplos importantes de como a Alemanha tem economizado energia elétrica utilizando-se de meios naturais como o sol e o vento. Wahl explicou que lá não há tantos recursos naturais quanto no Brasil, mas os sistemas são utilizados há mais de 15 anos.

Publicada em 11/11/2015

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Facisc promove evento de conexão e debate regional sobre habitação em São Lourenço do Oeste

A Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) realizou, nesta quinta-feira (31), dois importantes eventos em São Lourenço do Oeste: o Conexão Facisc, no período da tarde, ...

Acessar notícia

Lideranças da Acislo se reúnem com prefeito Agustinho Menegatti para avaliar avanços da Cartilha Voz

Em reunião realizada na manhã desta terça-feira (15), membros da diretoria da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) estiveram no gabinete do prefeito Agustinho Ass ...

Acessar notícia

Unochapecó e Fundeste celebram os 55 anos com homenagens a parceiros e personalidades

Em reconhecimento à trajetória da Fundação Universitária do Desenvolvimento do Oeste (Fundeste) e da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), a Assembleia Legislativa de Sa ...

Acessar notícia
Whatsapp