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Gustavo Caetano fundou, há 10 anos, a Samba Tech, startup especializada em soluções para vídeos online. Hoje, é presidente da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) e seu negócio foi considerado um dos mais inovadores do mundo.
1. Você pode quebrar os grandes
Segundo Caetano, vivemos um tempo em que uma pequena empresa pode concorrer com um grande – e até quebrá-lo. "Os empreendedores têm acesso a informações que antes eram restritas, o que aumentou a competitividade no ecossistema. Hoje, o WhatsApp, com uma equipe de 35 pessoas, acabou com o mercado de mensagens de texto", diz.
2. Ganhe reputação
Davi pode vencer Golias. Mas nunca será fácil. As grandes empresas têm uma reputação ao seu lado e sempre usarão o medo e a dúvida dos consumidores em relação a comprar de desconhecidos. Por isso, as startups devem fazer o possível para ganhar endosso e reputação. No caso da Samba Tech, a vitória no Empreendedor de Sucesso, há cinco anos, ajudou bastante, de acordo com Caetano.
3. Fique sempre ligado
Para empreendedores de sucesso, qualquer informação pode levar o negócio a outro patamar. Uma conversa de avião aparentemente inofensiva trouxe uma bela oportunidade para a Samba Tech. "Há oito anos, estava vindo de Boston [EUA] para o Brasil e me sentei ao lado de um indiano. Comecei a bater papo e mostrei a ele o que eu fazia. No fim, o rapaz trabalhava no MIT [Massachusetts Institute of Technology] e fechei uma parceria que até hoje traz estudantes da universidade para a Samba", afirma.
4. Pense simples
Em outra conversa, Caetano descobriu que as propagandas feitas por agências eram, há até pouco tempo, gravadas em fitas e transportadas até os canais de TV. Com isso, o empreendedor se propôs a criar uma solução que transferisse digitalmente os arquivos entre as duas partes. "Não é preciso pensar em algo muito complexo para ter um negócio de sucesso. Os problemas estão ao nosso alcance. Só temos que resolvê-los."
5. Crie seu próprio futuro
Para Caetano, as pessoas se dividem em quatro perfis: quem teme, quem responde, quem prepara e quem cria. Os três primeiros não são inovadores – o primeiro tem medo da novidade, o segundo só descobre a tendência quando ela já existe e o terceiro se prepara para a novidade, mas não faz nada. "O ideal é pensar como o último perfil. Para ter sucesso, precisamos criar nosso próprio futuro", afirma.
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