Um ano de sacolas retornáveis em São Lourenço

Notícia não possui imagem

Hoje, faz um ano que o projeto “Sou consciente. Uso sacolas retornáveis” entrou em vigor nos mercados lourencianos. O projeto criado pela Associação Comercial e Industrial de São Lourenço do Oeste (Acislo) foi implantado primeiramente no Núcleo dos Supermercadistas, mas a previsão de ser ampliado para os demais comércios.
    O uso de sacolas retornáveis causou alguns transtornos nos primeiros dias em que o projeto entrou em vigor. Muitos clientes faziam suas compras e na hora de ir embora faltavam sacolas para embalar os produtos. Com o passar do tempo, os clientes se habituaram ao uso das sacolas de TNT, ou de naylon.
    Segundo o supermercadista e diretor de núcleos da Acislo Ari Salmoria, a aplicação do projeto foi apoiada pela grande maioria dos supermercadistas da cidade. Isso porque contribuem com a preservação do eco-sistema e na limpeza cidade, além de garantir mais qualidade de vida as gerações futuras. “Não podemos pensar só no hoje, no momento. Mas sim nas gerações futuras, nos nossos filhos e netos”.
    No inicio da campanha, alguns gerentes de supermercados avaliaram a possibilidade de volta a distribuir sacolas plásticas. “No inicio cogitamos a volta das sacolas retornáveis. Porque há mais de 40 anos a população estava acostumada a vir no mercado e empacotar o produto com as sacolinhas. Mudar essa cultura não foi fácil”, afirma Salmoria.
    Com o passar do tempo, a população acostumou-se a usar as sacolas retornáveis. Campanhas de conscientização e publicitárias foram desenvolvidas para ajudar os lourencianos a usarem as retornáveis.
    O supermercadista afirma que até hoje alguns clientes se esquecem de levar as sacolas quando vai as compras, ou muitas vezes deixa dentro do carro. Porém, a incidência tem diminuído gradativamente.
    A consultora do programa empreender, Adeaner Cúnico, conta que campanhas de conscientização do uso das sacolas retornáveis são desenvolvidas até hoje. Para comemorar o aniversário de implantação do programa, foi elaborado um calendário de eventos. Grande parte das atividades é voltada para a conscientização da população.
    No desfile da independência (sete de setembro), a programação de aniversário foi iniciada. Os supermercadistas participaram do desfile para conscientizar a população sobre a importância do uso das sacolas.
    Entre quarta e terça-feira (15 a 21), serão desenvolvidos pedágios no centro da cidade para distribuição de adesivos com a logomarca da campanha e mudas de árvores.
    Adeaner conta que os consumidores que fizerem compras com valor superior a R$200 nos mercados lourencianos, receberão uma sacola de TNT. A distribuição acontecerá entre os dias 15 de setembro e de outubro. Porém, cada consumidor terá direito a uma sacola.
    Para conscientizar as crianças e adolescentes a preservarem o meio ambiente, será desenvolvido um concurso. A oficialização do concurso de desenho e redação para os estudantes acontecerá nos próximos dias.

Publicada em 16/09/2010

GALERIA DE IMAGENS

OUTRAS NOTÍCIAS

Show de Brasa 2025 é lançado com degustação e música

Numa espécie de esquenta para o evento oficial, o Núcleo da Mulher Empresária da Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo), fez o pré-lançamento, na noite desta quin ...

Acessar notícia

Início da concretagem da SC-305 marca conquista histórica para São Lourenço do Oeste e região

Após anos de reivindicações, articulações políticas e mobilizações comunitárias, a tão aguardada obra da SC-305, no trecho entre São Lourenço do Oeste e Campo Erê, teve início nesta quin ...

Acessar notícia

Reunião aproxima setor automotivo de São Lourenço do Oeste ao Núcleo Estadual de Automecânicas

Empresários do setor automotivo de São Lourenço do Oeste participaram, na segunda-feira (14), de uma reunião com o presidente do Núcleo Estadual de Automecânicas (NEA), Genuino Simioni. O encont ...

Acessar notícia
Whatsapp