Acislo promove encontro entre coligações eleitorais e define agenda de ações

Debate ser aberto ao pblico em geral

Na manhã desta quinta-feira (15), a Associação Empresarial e Cultural de São Lourenço do Oeste (Acislo) realizou uma reunião com as três coligações que disputarão as eleições municipais na majoritária do município. O objetivo principal do encontro foi alinhar detalhes sobre a entrega da Cartilha Voz Lourenciana e a organização de um debate político propositivo, ambos voltados para discutir e apresentar as propostas dos candidatos aos eleitores.

A presidente da Acislo, Josiane Amadori Boito, conduziu a reunião e destacou a importância do momento para fortalecer a democracia e garantir que as demandas da classe empresarial sejam ouvidas. No caso da cartilha, a data proposta e acolhida pelas três coordenações é o dia 5 de setembro, no auditório da Acislo.

Segundo o sorteio realizado, a primeira coligação a receber a Cartilha Voz Lourenciana é encabeçada pelos até então pré-candidatos Rennã e Loreci (MDB, PSD, Republicanos, Podemos E PSDB), às 18h30. Em seguida, às 19h15, será a vez de Agustinho e Santian (Unidos por São Lourenço – PP, PL e União Brasil), e às 20h, Silvian e Professora Juca (Federação Brasil da Esperança - FE Brasil (PT/PC do B/PV)). A cartilha, que reúne os principais pleitos da classe empresarial, será entregue em uma cerimônia que também permitirá aos candidatos apresentarem suas propostas ao público presente. Cada coligação terá 30 minutos para receber o documento e detalhar suas intenções de governo.

Além da entrega da cartilha, a reunião também definiu as regras e a data para o debate político propositivo, marcado para o dia 2 de outubro, às 19h30, no teatro do Centro de Eventos de São Lourenço do Oeste. Josiane ressaltou a importância de um debate que privilegie a exposição de propostas em detrimento de ataques pessoais. “O nosso intuito é um debate propositivo e não de cunho julgador. Queremos que os candidatos demonstrem suas propostas de governo, que facilitem o desenvolvimento da cidade e melhorem áreas como saúde, educação e infraestrutura”, exemplificou.

O debate terá dez rodadas, sendo que da segunda à oitava rodada as perguntas serão vinculadas aos temas abordados na Cartilha Voz Lourenciana, como saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento. A nona rodada permitirá que os candidatos façam perguntas entre si, e a décima rodada será dedicada às considerações finais de cada um.

Para garantir a imparcialidade e a ordem do evento, o debate será mediado por Gilson Zimmermann, reconhecido pela sua experiência e isenção política. “Vamos ser bem criteriosos no horário. Às 19h30, as portas serão fechadas para evitar interrupções. Outro detalhe é que não será permitida qualquer manifestação política, como banners ou apitos. A intenção é que o ambiente não seja tumultuado”, explica a líder associativista.

A presidente da Acislo também convidou a comunidade e os associados a participarem ativamente, prestigiando o evento no dia e enviando perguntas que poderão ser utilizadas durante o debate. “A gente quer ouvir as propostas que facilitem o crescimento do município. Por isso, estamos abertos a receber questionamentos da comunidade para montar um debate que realmente contribua para o desenvolvimento de São Lourenço do Oeste”.

Com a entrega da cartilha e a realização do debate, a Acislo reafirma seu compromisso em promover um ambiente democrático, transparente e focado nas reais necessidades da população lourenciana.

Data de publicação: 15/08/2024

Debate ser aberto ao pblico em geral