Plano Municipal de Saneamento é apresentado aos lourencianos

O Governo Municipal apresentou oficialmente para a comunidade lourenciana a etapa de diagnóstico do Plano Municipal de Saneamento.

O plano envolve quatro eixos principais que são: abastecimento de água, esgotamento sanitário; drenagem pluvial; coleta e disposição de resíduos sólidos e, com base nas informações coletadas, será possível identificar a realidade dos serviços e as possíveis soluções para os problemas na área do saneamento.

Todos os municípios estão obrigados a elaborar o Plano Municipal de Saneamento que será um diagnóstico completo da situação do município nos quatro eixos principais.  Esta análise vai permitir que se verifiquem os problemas e quais as melhores soluções para eles.  O objetivo da audiência foi ouvir a opinião das pessoas, pois os problemas com abastecimento de água, coleta de lixo, esgoto sanitário e drenagem pluvial atingem toda a comunidade.

O Governo Municipal deu através da audiência, a oportunidade para que os lourencianos se manifestassem e apontassem os problemas nessas áreas, bem como foi a oportunidade para o levantamento conjunto a respeito saneamento básico do Município.

O Prefeito Tomé enfatizou a importância de se discutir em comunidade, os assuntos que envolvem a nossa vida sendo, o saneamento básico um dos problemas mais graves que ainda não está implantado em São Lourenço. “O Plano Municipal de Saneamento vai ser uma ferramenta muito importante de gestão pública que vai orientar as ações do nosso Municipio em quatro áreas muito importante: o abastecimento de água, o esgoto sanitário, a drenagem pluvial e a coleta de resíduos sólidos. Esses problemas afetam nossa vida diariamente e daí a importância de discutirmos juntos, e acharmos as melhores soluções” enfatizou Tomé.

O engenheiro Luiz Alberto Duarte, representante da empresa que está elaborando o Plano, mostrou aos presentes um diagnóstico completo da real situação do município nos quatro eixos principais e apontou os caminhos para avançar na questão do saneamento.

Na oportunidade, foi aberto o debate e a comunidade teve a oportunidade de opionar sobre esse documento que será encaminhado para aprovação na Câmara de Vereadores.

Participaram de mesa de debates, Prefeito Municipal Tomé Francisco Etges, Promotor Público Dr. Eraldo Antunes, representante da Casan Elias Buffon, Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano Karla Pedrassani, Vice-prefeito João Carlos Ecker e engenheiro Luiz Alberto Duarte.

A audiência pública contou também com a participação dos vereadores, secretários municipais, membros do Conselho Municipal de Saneamento, lideranças, estudantes e comunidade em geral.

Os relatórios colhidos na audiência estarão disponíveis à população através do site da prefeitura municipal. Aos que não dispõe de Internet, o material estará disponível na recepção da prefeitura para consulta.

Data de publicação: 17/03/2010